Preparação para uso de um eletrodo de tungstênio
Por DBC Oxigênio em Guias & Tutoriais de Soldagem TIG
A preparação/afiação de um eletrodo de tungstênio para utilização, é uma variável muito importante na qualidade final da solda, tão importante como a escolha do tipo a ser utilizado. Você pode ter o melhor equipamento do mundo, mas se o eletrodo utilizado não estiver preparado/afiado de acordo, você não conseguirá soldar com eficiência e qualidade. A afiação do eletrodo é diretamente responsável por: facilidade de inicio do arco, estabilidade do arco, menor deterioração da ponta do eletrodo, regularidade e geometria da solda e prevenção contra contaminação, portanto é hora de vermos tudo isto mais de perto:
Preparação ideal de um eletrodo de Tungstênio
- Vamos começar pelo comprimento da afiação: ela não deve ser mais que 1,5 vezes o diâmetro do eletrodo
- sentido da afiação: afie o seu eletrodo no sentido longitudinal e concêntrico (também conhecida como afiação axial), assim as linhas na superfície do eletrodo se moverão no mesmo sentido dos elétrons. Afiação lateral pode, em alguns casos, não permitir a abertura do arco com precisão necessária.
- tenha um equipamento exclusivo para afiar seus eletrodos, para evitar risco de contaminação. Discos diamantados ou de “borazon” são os recomendáveis, já que o tungstênio é um dos metais mais duros que existem.
Detalhes da afiação
Exemplo fotográfico de afiações diversas
01 fev 2014