Normas Diversas para Cilindros de Gases Industriais & Medicinais
Por questão de boa comunicação, simplificação, proteção aos consumidores, segurança, economia e eliminação de barreiras, os cilindros são fabricados de acordo com normas. Apesar de alguns países tentarem adotar normas próprias, com a globalização, cada vez mais a tendência é de todos utilizarem a mesma norma. As principais utilizadas e aceitas no Brasil, são:
– ISO 4706
– ISO 9809
– DOT3AA
– NBR 12791 (ABNT)
Os principais “ensaios” que as normas pedem para aprovação de um cilindro são:
- analise química do material
- teste de tração
- teste de estanqueidade
- hidrostático com pressão constante
- hidrostático com pressão cíclica
- hidrostático de ruptura
- Impacto
- Achatamento
Após um fabricante ter seu processo de fabricação aprovado dentro da norma solicitada, os cilindro são testados por amostragem dentro de lotes, garantindo assim que a norma sempre esteja sendo cumprida. Atualmente, quando se compra um cilindro novo, o “fabricante” do cilindro, manda a cópia dos laudos dos testes efetuados durante a fabricação do mesmo. Para o seu conhecimento:
- ISO (International Organization for Standardization) é uma organização, independente e não governamental com objetivos de promover “normas”.
- DOT (US Department of Transportation) – Departamento de Transportes dos Estados Unidos, que promove normas com objetivo de qualidade e segurança de determinados produtos para poderem ser transportados, onde se inclui cilindros para gases.
- NBR – Norma Brasileira, promulgadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é o órgão Brasileiro responsável pelas normas de produtos, quando pertinentes.