Fator de potência em máquinas de solda

Fator de potência em máquinas de solda

Por DBC Oxigênio em Guia das Inversoras de Solda

Definição + Teoria

O fator de potência (também conhecido como Cos ø) de um sistema elétrico qualquer, que está operando em corrente alternada (CA), é definido pela razão da potência real ou potência ativa pela potência total ou potência aparente.

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.

O fluxo de potência em circuitos de corrente alternada tem três componentes: potência ativa (P), medida em watts (W); potência aparente (S), medida em volt-ampères (VA); e potência reativa (Q), medida em volt-ampère-reativo (Var).

A potência ativa é a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado período de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potência aparente, que é o produto da tensão pela corrente do circuito, será igual ou maior do que a potência ativa.

A potência reativa é a medida da energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo de corrente alternada. É a energia que é utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores elétricos.
O fator de potência pode ser expresso como:

e16de645d8fc64fa7dce0fddde594963

No caso de formas de onda perfeitamente senoidais, P, Q e S podem ser representados por vetores que formam um triângulo retângulo, também conhecido como triângulo de potências, sendo que:

89de7d15373e4b488e484a16bd6df1ea

guia_fontes_inversoras_soldagem_06Se φ é o ângulo de fase entre as de ondas de corrente e tensão, então o fator de potência é igual a 787c475c493e46d1dbb874ad0ca53e42, e:

f4ec910a832f37b46d89c2441fccd2bb

Por definição, o fator de potência é um número adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de potência é igual a zero (0), o fluxo de energia é inteiramente reativo, e a energia armazenada é devolvida totalmente à fonte em cada ciclo. Quando o fator de potência é 1, toda a energia fornecida pela fonte é consumida pela carga. Normalmente o fator de potência é assinalado como atrasado ou adiantado para identificar o sinal do ângulo de fase entre as ondas de corrente e tensão elétricas.
O fator de potência é determinado pelo tipo de carga ligada ao sistema elétrico, que pode ser:

  • Resistiva, Indutiva ou Capacitiva

Se uma carga puramente resistiva é conectada ao sistema, a corrente e a tensão mudarão de polaridade em fase, nesse caso o fator de potência será unitário (1), e a energia elétrica flui numa mesma direção através do sistema em cada ciclo. Cargas indutivas tais como motores e transformadores (equipamentos com bobinas) produzem potência reativa com a onda de corrente atrasada em relação à tensão. Cargas capacitivas tais como bancos de capacitores ou cabos elétricos enterrados produzem potência reativa com corrente adiantada em relação à tensão. Ambos os tipos de carga absorverão energia durante parte do ciclo de corrente alternada, apenas para devolver essa energia novamente para a fonte durante o resto do ciclo.

Agora uma explicação muito mais simples de se entender…

Vamos agora simplificar nossa explicação:

  • imagine que a energia eletrica seja água.
  • imagine que a energia que o seu equipamento de solda “está produzindo”, seja você gastando esta água que você comprou e passou por sua caixa d’água.

o ideal é “conseguirmos gastar” 100% da água, sem nenhum desperdício, ou seja “sem vazamentos”. Nesta situação teriamos um fator de potência de 1,0 (ou 100%).

mas em equipamentos elétricos, principalmente máquinas de solda, temos sim vazamentos e neste caso o MELHOR EQUIPAMENTO será aquele com menor vazamento ou fator de potência próximo de 1, que seria 100% de aproveitamento da energia.
Agora pense do jeito acima mas com energia elétrica… fica mais simples de entender, né???!!

 



voltar_azul home_azul topo_azul (1) proximo_azul

07 abr 2014