Regulando a velocidade do arame

Regulando a velocidade do arame

A velocidade do arame é provavelmente a mais importante regulagem de uma solda MIG/MAG. Esta página tem como objetivo lhe ajudar a regular com precisão sua MIG/MAG, e o vídeo mostrará a diferença que os som da soldagem apresentam com a diferença de velocidade.

Técnica Inicial

mig_100É possível soldar com uma regulagem errada de potência. A penetração da solda vai variar um pouco para mais ou um pouco para menos em relação ao ideal, mas soldará. Entretanto, com a velocidade do arame errada, é muito difícil fazer uma soldagem e o truque para achar a velocidade ideal é experimentar.

Pegue um pedaço de metal, e vamos fazer um teste, este é o meio mais rápido de fazermos esta regulagem. Regule a solda para a potência que deveria ser a correta, comece a soldar e vá regulando no botão de velocidade, até conseguir fazer uma solda suave.

huatong_htw-50

 

Vídeo

Neste vídeo você poderá ver, desde o arame parado, até uma velocidade em que a máquina não consegue soldar.

O importante é observar o barulho e perceber o característico som da solda bem regulada, muito parecido com Bacon sendo frito.

O guia do vídeo abaixo, descreve em detalhes o que estará sendo visto.

huatong_htw-50 (1)

Guia do vídeo
Desligado A velocidade do arame começa do zero, e após um pequeno ajuste e ele começa a rodar.
Muito lento o arame está fazendo contato ocasional com o metal, mas assim que o contato é feito, o arame queima explosivamente e derrete, formando pequenas bolas de metal derretido na ponta do arame. Após cada contato o arco é interrompido.
Lento o arame continua queimando explosivamente e derretendo após o contato com o metal, mas a sequência do processo está mais rápido, o tempo que o arco é interrompido está menor.
Bom o arame está indo rápido o suficiente para manter constante o arco de solda no metal, e você escuta um zumbido regular e consistente da soldagem. (como se fosse bacon fritando)
Rápido A soldagem continua consistente, mas você começa a ouvir estalos no som da soldagem e a penetração da solda é aumentada. Se a potência for aumentada para compensar, pode furar a chapa, principalmente se estiver soldando uma chapa fina.
Muito rápido Nesta fase o arame está indo tão rápido que entorna e explode com o contado do metal, vai parecer que a tocha é empurrada para longe do metal, e vai haver muito respingo.

Velocidade do arame, dicas e truques:

  • Geralmente para soldagens de metais finos, a velocidade do arame é regulado para a mais lenta possível, isto para o processo de soldagem ser mais lento e você ter maior controle na qualidade da soldagem.
  • É possível reduzir a velocidade do arame em uma soldagem, reduzindo a distância do bico de contato e o metal a ser soldado, isto fará com que o bico de contato sobreaqueça e podendo até entupir, mas é uma técnica útil para peças delicadas, com quinas ou soldagens por pequenos períodos.
  • Para soldagens em quinas, aumente a velocidade do arame, pois isto reduz o tamanho do arco e fica mais fácil soldar diretamente nas quinas do que soldar lado a lado da quina.
  • É mais fácil soldar superfícies na vertical com um aumento na velocidade do arame.
  • Fique atento que a velocidade do arame vai variar bastante de uma solda MIG/MAG para outra, principalmente quando elas tem muito mais potência.
Nesta 1º imagem você vê uma sequência de soldagem, com aumento gradual da potência, sendo que a soldagem ideal é a 2º da esquerda para a direita

Nesta 1º imagem você vê uma sequência de soldagem, com aumento gradual da potência, sendo que a soldagem ideal é a 2º da esquerda para a direita

Nesta imagem, você vê o outro lado da chapa, e pode observar a penetração que cada soldagem resultou, sendo que a soldagem ideal também é a 2º da esquerda para direita.

Nesta imagem, você vê o outro lado da chapa, e pode observar a penetração que cada soldagem resultou, sendo que a soldagem ideal também é a 2º da esquerda para direita.



voltar_azul home_azul topo_azul (1) proximo_azul

01 fev 2014