O que é um eletrodo de Tungstênio?
Eletrodo de Tungstênio, é uma vareta do metal tungstênio, normalmente de 150mm ou 175mm de comprimento, que é utilizado no processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) e processos de soldagem Plasma para manter o arco de solda aberto e sob controle. Nos dois processos, o arco de soldagem, o eletrodo e a poça de soldagem, são protegidos da contaminação atmosférica por um gás inerte, normalmente argônio. O eletrodo de tungstênio é utilizado por suportar altas temperaturas, com um mínimo de derretimento e eletro-erosão, ser excelente condutor de elétrons e ter altíssima elasticidade. Para você ter uma idéia, o seu ponto de fusão, que é acima de 3500ºC, é o mais alto dentre os metais conhecidos. Eles são fabricados por processo metalúrgico do mais alto nível, chamado “sintering”, no qual o produto é feito a partir de pó. Este processo se aplica principalmente na produção de metais ultra puros, caso do eletrodo de tungstênio.
Um eletrodo de tungstênio para soldagem TIG, usualmente contém pequenas quantidade de outros óxidos metálicos, que podem aumentar os seguintes benefícios:
- facilidade de abertura do arco;
- aumento da estabilidade do arco;
- aumento da capacidade da corrente passar pelo eletrodo;
- reduzir riscos de contaminação na solda;
- aumentar a vida útil do eletrodo.
Os óxidos metálicos usualmente utilizados, são: zircônio, tório, lantânio, irídio e cério. A adição destes componentes ao eletrodo de tungstênio usualmente é feita em proporções entre 1% e 4%. Todos estes óxidos aumentam a facilidade de abertura do arco, especialmente quanto usa-se corrente continua (TIG DC). O tório tem sido utilizado já a muitos anos, e é reconhecido pelos benefícios efetivos, longa vida dos eletrodos e eficiência térmica. O zircônio é utilizado com corrente alternada (TIG AC), normalmente quando se está soldando alumínio.