Máscara de Solda Eletrônica Auto-Escurecimento – Como funcionam
Boas máscaras com auto-escurecimento devem escurecer dentro de 4/10 de milisegundos, isto é, muito mais rápido do que os seus olhos reagem à luz. Esta combinação de escudo + lente auto-escurecimento = máscara de solda, é muito conveniente. Você pode, sem tirar a máscara, examinar o ponto de início da soldagem com a máscara ainda clara, abrir o arco iniciando a solda, com a máscara já escura, pausar a solda para ver o local, com a máscara clara novamente.
Como funcionam:
Elas possuem duas células fotoelétricas, extremamente sensíveis e rápidas, que tem a função de avaliar a luz externa, e quando detectam o brilho do arco de uma soldagem, comandam a energização de dois LCDs ultra-finos, passando-os de claro para escuro numa fração de segundo.
Estes LCDs ficam montados em um “cartão”, entre dois vidros extremamente finos, sendo que o vidro do lado externo tem, entre outras, a função de filtrar 100% dos raios UV e IR.
No lado interno do “cartão”, você encontrará as regulagens que normalmente são grau de escurecimento, velocidade e sensibilidade; no lado externo, há um pequeno painel solar, cuja função é de recarregar a bateria de Lítio que elas usam. (obs: existem modelos, também muito comuns, com botões de regulagem do lado externo da máscara).
Além disso, tanto por dentro quanto por fora, existe uma lente de policarbonato ultra clean e mais resistente do que o normal para altas temperaturas, exercendo a função de lente anti-respingo, protegendo assim a lente de LCD propriamente dita de respingos quentes provenientes da soldagem.
Elas ligam automaticamente no início da soldagem e existe na maioria delas um sistema que desliga automaticamente após 5 minutos sem uso, com isto preservando a carga das baterias.
Como podem ver, é uma tecnologia de ponta, auxiliando na proteção e conforto dos soldadores durante a sua jornada de trabalho.