Instalando sua máquina MIG/MAG à rede elétrica: preparando a tomada e terra
No caso do modelo da máquina que estamos usando para este tutorial, ela pode ser ligada em 3 x 220 volts ou 3 x 380 volts. Você não deve ligá-la sem conferir estas ligações.
Mostraremos aqui como uma instalação elétrica deve ser feita desde a entrada de força no prédio até as tomadas. Estamos utilizando como exemplo o prédio da DBC Oxigênio, que foi projetado com a finalidade de abrigar, além de todas as instalações da nossa loja, um laboratório de testes de soldagem. Confira:
Instalação elétrica predial:
- Nossa entrada de força no prédio é trifásica, 220 volts, com carga máxima de 75 Kva, muito mais do que suficiente para tocar nossa necessidades normais e mais 4 tomadas feitas especificamente para máquinas de solda.
- O quadro de entrada da energia elétrica, conta com disjuntores trifásicos de 63 amp, separados para cada tomada.
- Cabos de energia de 6 mm, individuais do quadro de força até cada tomada para as máquinas de soldagem. A espessura destes cabos varia de acordo com a distância do quadro de entrada até a tomada. No nosso caso, essa distância é de aproximadamente 20 m. Se a distância fosse de 100 m, por exemplo, o cabo deveria ser de 10 mm.
- Tomada trifásica para até 50 amp.
- Terra independente para as máquinas de solda.
E qual é a necessidade de energia da máquina que vamos instalar?
- Uma Balmer MB250K, tem uma carga máxima nominal de 9,2 Kva e tensão máxima de 24 Amps segundo dados do fabricante, para utilização trifásica 220 volts. Nossa instalação elétrica predial vai atender plenamente as exigências da máquina.
- Usamos uma tomada macho de 30 amps, que atenderá perfeitamente nossa necessidade.
Conferindo a voltagem que está chegando à tomada…
Dica:
Uma instalação elétrica feita corretamente, significa economia de energia elétrica, suas máquinas funcionando sem problemas e, principalmente, sem paradas emergenciais para manutenções.
Nossa barra de terra, totalmente isolado do resto da instalação eletrica de nosso prédio.
Dica:
Se você utilizar equipamentos com Alta Frequência tipo TIG, é importante ter um “terra” separado para elas, porque pode lhe dar problemas no restante de sua instalação elétrica.
Ponta de aterramento em uma de nossas bancadas, ligado na barra de terra.