História do Processo de Corte de Metais por Plasma

História do Processo de Corte de Metais por Plasma

Durante e após a segunda guerra mundial, aconteceram as maiores inovações para ser cortar e unir metais; e uma delas foi a criação do processo de corte por plasma, quando resumindo em poucas palavras e sem termos técnicos, engenheiros descobriram que podiam aumentar a temperatura de um gás, passando-o rapidamente por um choque elétrico criando o Plasma; e ai cortar metais.

guia_fontes_inversoras_soldagem_04O processo funciona para metais condutores, sendo os principais o alumínio e o aço inoxidável, que não podiam ser cortados pelo processo oxi-combustível. Hoje o processo é associado à precisão do corte e velocidade com baixo custo, sendo ferramenta essencial para indústrias metalúrgicas, caldeirarias e, atualmente, até pequenas serralherias, associado ao fato do preço atual do equipamento ser bastante atraente, principalmente para as máquinas manuais.

Atualmente o processo passa por uma “reinvenção” com a popularização de fontes de energia Inversora, que além de baratas também são muito eficientes em termos de consumo de energia.

A mecanização e robotização da operação do processo hoje é uma realidade, cada vez mais popular, estes processos vieram para ficar, principalmente em manipuladores XYZ.



voltar_azul home_azul topo_azul (1) proximo_azul

07 abr 2014