Como funciona um Oxímetro de Pulso Digital

Como funciona um Oxímetro de Pulso Digital

Princípio da medição
oximetro_04

Um oxímetro de pulso é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. Em geral é anexado a um monitor, para que os médicos possam ver a oxigenação em relação ao tempo. A maioria dos monitores também mostra a freqüência cardíaca.

O monitor exibe a porcentagem de hemoglobina arterial na configuração de oxi-hemoglobina. Taxas normais são da ordem de 95 a 100%. Para um paciente respirando ar ambiente, em uma altitude não longe do nível do mar, pode ser feita uma estimativa da pressão de oxigênio arterial (pO2) a partir da leitura SpO2 (saturação do oxigênio no sangue) do monitor.

O oxímetro de pulso é particularmente conveniente por ser não invasivo. Tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos, que lançam a luz através de uma parte translúcida do corpo do paciente (como a ponta dos dedos ou lóbulo da orelha). Um dos LEDs é vermelho, com comprimento de onda de 660 nm, e o outro infra-vermelho, com 910 nm. A absorção desses comprimentos de onda diferem significativamente entre a oxi-hemoglobina e sua forma desoxigenada, a desoxi-hemoglobina, dessa forma sendo possível determinar a taxa de concentração a partir dessa absorção.

O sinal monitorado varia com o tempo no ritmo na freqüência cardíaca, porque os vasos sanguíneos expandem-se e contraem a cada batida do coração. Examinando apenas a parte variante do espectro de absorção (na prática, subtraindo-se o mínimo absorvido do pico de absorção), um monitor pode ignorar outros tecidos ou esmalte de unhas e considerar apenas a absorção causada pelo sangue. Por isso, a detecção do pulso é essencial para a operação do oxímetro de pulso e não funcionara se não houver batimentos.

Devido à simplicidade e rapidez (basta colocar no dedo e observar o resultado em poucos segundos), oxímetros de pulso são de importância vital para a medicina de emergência, e são também muito utilizados para pacientes com problemas respiratórios, bem como pilotos em naves não pressurizadas operando a altitudes acima de 10.000 pés, onde é necessária oxigenação adicional.

oximetro_05

oximetro_06



voltar_azul home_azul topo_azul (1) proximo_azul

07 abr 2014