Motul: Viscosidade ideal para a qualidade do motor
Primeiramente, precisamos saber pelo menos basicamente o que é viscosidade:
– Viscosidade é a medida de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo. Viscosidade Grande: grande resistência a se mover/fluir, Viscosidade baixa: menor resistência de se mover/fluir.
“O que isto tem a ver com óleos?”
Os óleos entre outros detalhes, são classificados também em viscosidade, ou o número SAE dele, que é uma das normas padronizada para medir a viscosidade dentro de determinada temperatura.
“Mas em ai? o que isto tem a ver com os motores e seus óleos?”
Tem tudo a ver, porque os motores são projetados para usar um óleo lubrificante de “determinada” viscosidade.
“Não entendi ainda…”
Um motor, deve usar um óleo de determinada viscosidade e se temos nosso motor funcionando em diferentes lugares, com temperaturas diferentes, precisamos de um óleo “multi-viscoso”. Já imaginou a confusão de ter que ficar trocando o óleo do seu motor, conforme as estações do ano e suas variações de temperaturas?
“Multiviscoso?”
Sim, exemplo óleo SAE 10W30, mostrado na tabela acima, isto significa que este óleo funciona bem em motores que precisam de óleo com viscosidade SAE 10 até a SAE30. Conforme a temperatura aumenta, suas caracteristicas vão se moldando a ela e alterando a propriedade de viscosidade deste óleo. (Isto é muito legal, diga-se de passagem…)
Em outras palavras, um óleo multiviscoso, vai proteger muito mais o seu motor, considerando que usamos eles em diferentes temperaturas, começando pela hora que damos a partida (motor completamente frio) até onde colocamos ele em regime de alta rotação (alta temperatura).
E ai entra a Motul: “SEUS ÓLEOS SÃO SINÔNIMO DE QUALIDADE E ÓLEOS MULTIVISCOSOS” e com isto, protegendo o tempo todo o seu motor, desde da hora da partida do mesmo até quando está em regime por exemplo de competição.
“Agora sim… acho que simplesmente vou usar óleos Motul em minha moto e deixar que eles que se preocupem com todo esta parte técnica!”