Métodos de transferência do metal em soldagem MIG/MAG
O termo “Métodos de Transferência”, é usado para descrever o processo pelo qual o arame é derretido e depositado no material que está sendo soldado. O meio mais comum de fazer esta classificação, é de acordo com o tamanho, frequência e características com que as “gotas” de metal derretido são transferidas.
Temos 3 métodos de transferência mais comuns, que iremos descrever aqui:
- short arc (curto circuito)
- globular
- arc spray (spray)
A estabilidade do arco de solda e alterações metalúrgicas no arame, estão relacionadas com o método de transferência, fazendo com que os procedimentos de soldagem sejam categorizados pelo método de transferência que será utilizado.
Curto Circuito – Short Circuit Transfer (SCMT)
A transferência por Curto Circuito recebe este nome, porque o arame de solda toca o metal inúmeras vezes por segundo, causando uma sequência de curtos circuitos. Quando você pressiona o gatilho da tocha, o arame sai continuamente e na área do arco, vão ocorrendo curtos circuitos entre o arame e o metal sendo soldado, produzindo uma aparente explosão, derretendo o arame e estabilizando um arco. Enquanto estiver soldando, este ciclo pode se repetir continuamente entre 20 ou até mais de 250 vezes por segundo.
Exemplo de transferência por Curto Circuito
Globular – Globular Transfer
O método de transferência GMAW é comumente referido como um estado entre os métodos “Curto Circuito” e “Spray”. Grandes “gotas” de metal derretido, são transferidos pela gravidade. Estas gotas são normalmente mais largas que a espessura do arame utilizado. Como a gota do arame derretido “pinga”, este método de transferência não é tão efetivo como o método “Spray”.
O globular é o método mais instável de transferência, com soldagens sem excelente aparência e sujeitas a mais respingos na maioria das situações. Também temos o problema de fusões incompletas na poça de soldagem, que acontecem quando grandes gotas de metal derretido caem, espalhando para fora da poça de soldagem, causando o efeito de solda fria, que é a fusão incompleta.
Exemplo de transferência Globular
Spray – Spray Transfer
O método de transferência “spray” pulveriza pequenas gotículas de arame derretido dentro do arco, e estas gotas são usualmente menores que o diâmetro do arame. O arco ficará ativo 100% do tempo que estiver soldando, desde que ele esteja estabilizado. Este método, usa relativamente alta voltagem, maior velocidade do arame e amperagens maiores, se comparado com o método de transferência “curto circuito”. Ele produz altíssimas taxas de deposição de material. Também chamamos atenção ao fato de que este método é comumente usado em posições planas e horizontais, sendo limitado para posições verticais.
Exemplo de transferência spray, reparem que ele tem que regular a mig até conseguir o spray…