Breve história das Máscaras de Solda Eletrônicas Auto-Escurecimento

Breve história das Máscaras de Solda Eletrônicas Auto-Escurecimento

Por DBC Oxigênio em Guia das Máscaras de Solda
Nicolai Benardos (1842 - 1905), Ucraniano responsável por mais de 200 invenções na área de soldagem; aqui numa das 1º fotos que temos de uma soldagem, onde ele já aparece utilizando uma máscara de solda.

Nicolai Benardos (1842 – 1905), Ucraniano responsável por mais de 200 invenções na área de soldagem; aqui numa das 1º fotos que temos de uma soldagem, onde ele já aparece utilizando uma máscara de solda.

Desde do início da história da solda, nos idos de 1800, já se sabia da necessidade de soldar utilizando uma máscara para proteção, principalmente dos olhos. Com o passar dos anos, com a popularização irrestrita do uso dos processos de soldagem, principalmente Arco de Soldagem, MIG/MAG ou TIG, foi observada uma necessidade de aumentar a produtividade e o conforto do soldador com relação ao EPI que ele vinha utilizando (leia-se máscara de solda).

Nos anos 80 do século passado, com o avanço da tecnologia em utilização de LCD (Liquid Cristal Display), começaram a aparecer na Europa as primeiras máscaras de solda eletrônicas, rapidamente copiadas pelo Japão e EUA; mas até então, a custos proibitivos.

A revolução ocorreu com a popularização do uso do LCD nos últimos 10 anos, seja em celulares, monitores, tvs, entre outros. Este fato, associado ao custo de produção cada vez mais acessível, viável para ser utilizado em outras frentes, tornou possível a utilização do LCD em máscaras de solda, iniciando assim a popularização das máscara de solda eletrônicas.

Hoje, soldar com máscaras convencionais tornou-se coisa do passado. As máscaras automáticas proporcionam visão clara e precisa continuamente, escurecendo apenas quando abre-se o arco no início da Soldagem. Quando a solda é interrompida, automaticamente, ela retorna para o modo claro.

Foram observados aumentos na produtividade dos soldadores na casa de mais de 100%, sem falar na qualidade da solda e conforto do soldador, principalmente por ele não precisar usar uma das mãos para levantar e abaixar a máscara de solda, como ocorria antigamente.

Soldador utilizando uma moderna Máscara de Solda Automática

Soldador utilizando uma moderna Máscara de Solda Automática

Hoje você encontrará máscaras com o modo “visão clara” entre DIM 3 e 4, e modo “visão escurecida” de DIM 7 a 16, sendo o que podemos chamar de padrão, as que vêm com DIM 4 no modo “visão clara” e com regulagem do DIM 9 – 13 para o modo “visão escurecida”.

São encontradas máscaras de solda com o tempo de troca de claro para escuro desde 1/2000 segundos até 1/50000 segundos, sendo que quanto mais rápida, melhor ela é. O padrão mínimo aceito para certificação como seguro, pela Comunidade Européia (certificado CE) e Americano (certificado ANSI) é de 1/10000 segundos.

Bem, como já falamos, as máscaras de solda recomendadas hoje são as Eletrônicas com Auto-Escurecimento automático. Elas estão com preços acessíveis, são muito seguras e não ficaremos admirados que em um futuro próximo sejam equipamento obrigatório como EPI para soldadores.



home_azul topo_azul (1) proximo_azul

07 abr 2014