O que são consumíveis nas máquinas de Corte por Plasma?

O que são consumíveis nas máquinas de Corte por Plasma?

corte_plasma_cut_dbc_107Existem duas partes que são usadas em sua tocha que gastam e precisam ser substituídos. A primeira é o bico: ele tem que ter um furo perfeito para passagem do ar comprimido, mas com o uso ele se altera, fazendo com que o “plasma” saia desalinhado com a tocha. Neste momento, é hora de trocá-lo.

A segunda parte é o eletrodo, que fica localizado dentro do bico. A ponta desde eletrodo é feita de um metal raro chamado Hafnium, que sofre um curto circuito cada vez que o arco se inicia. Com o tempo, se formará um pequeno “buraco” na ponta do eletrodo e será hora de trocá-lo.

Lembre-se que, se o arco estiver abrindo mesmo com o bico e eletrodo usados, você continuará cortando, mas começará a ter cortes com falhas e não conseguirá cortas chapas com maiores espessuras.

A maioria das pessoas trocam o bico e o eletrodo juntos, mas a experiência dos fabricantes no assunto mostra que pode-se trocar um eletrodo a cada dois bicos. Também temos que observar se o eletrodo que está sendo usado é do tipo que se pode utilizar “dos dois lados”. Se for, melhor ainda, usa-se um eletrodo a cada 4 bicos.

Já as outras partes da tocha, tais como anel-oring, arruela de cerâmica e o bocal cerâmico, se troca quando quebrarem, que vai depender do cuidado com que o operador utilizar o equipamento, mas o bom de tudo isto, é que todos as partes/consumíveis custam muito barato nestes equipamentos manuais.



voltar_azul home_azul topo_azul (1) proximo_azul

07 abr 2014