Comprando um equipamento de Corte de Metais por Plasma
O que preciso saber de mais importante para escolher e comprar um equipamento de Corte por Plasma?
Para qual metal e aplicação usarei a Corte Plasma?
- elas são indicadas para metais que conduzem eletricidade, tais como aço, alumínio, cobre, aço inoxidável.
Tenho que ter muito treinamento para conseguir operar uma Corte Plasma manual?
- Não, os equipamentos manuais, tem basicamente o botão de liga/desliga e o potenciometro. A tocha deve ser mantida a 90 graus da chapa sendo cortada e com poucas tentativas, você já conseguirá começar a cortar. É lógico que para cortes perfeitos, você terá que aprender um pouco do que é o material a ser cortado, para achar a regulagem perfeita para a situação.
Quanto de ar comprimido vou precisar?
um equipamento como a DBC CUT40 precisa de 4 CFM (pés cúbicos por minuto) de ar entre 40 e 50 PSI, dependendo do que você vai cortar. Também é importante lembrar que este ar tem que estar seco, para aumentar a durabilidade dos consumíveis: bico e eletrodo. Portanto: um bom filtro para retirar a umidade é um excelente acessório para o seu equipamento.
Qual a potência do equipamento que preciso?
para determinar isto, precisamos saber qual o material e espessura dele, que deseja cortar. Com uma DBC CUT40, você conseguirá bons resultados para materiais como aço carbono, até 8mm, apesar que ela consegue cortar espessuras maiores, mas sem tanta qualidade no corte. O ideal é você trazer o material que quer cortar e fazer um teste diretamente nele.
Preciso de algum procedimento de segurança específico para este equipamento?
sim, EPIs tais como luvas específicas para soldagem e máscara com lentes DIN 5 ou 6 é o mínimo recomendável. Também é importante tomar cuidado com choques elétricos, excesso de barulho, altas temperaturas, produtos inflamáveis próximos, fumos do material sendo cortado, radiação ultravioleta emanada pelo plasma, metal derretido espirrando, etc.
Quer saber preço? condições de pagamento? custo de consumíveis? Acesse: